Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1820
Title: Segurança do Paciente na gestão de prontuários
Authors: Aquino, Pablo Lincoln Sherlock de
Issue Date: 27-Feb-2015
Citation: AQUINO, Pablo Lincoln Sherlock de. Segurança do paciente na gestão de prontuários. 2015.110 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Abstract: A Segurança do Paciente tem sido, nas últimas décadas, uma temática evidenciada no cenário nacional brasileiro e mundial. São casos que se referem à má prescrição, à administração de medicamentos de forma equivocada, ao estresse e à desilusão profissional. Atrelada à preocupação referente à qualidade dos registros médicos, a Segurança do Paciente é um estudo de suma importância para a Redução de Riscos, tanto para os pacientes quanto para os profissionais e serviços de saúde. Este estudo teve a preocupação de compreender melhor a realidade da gestão de prontuários do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), instituição pública federal da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Os anseios por melhorias no serviço de registros hospitalares, aliados às ações iniciais da Gerência de Risco e Núcleo de Segurança do Paciente do HUAC, foram os principais indicadores para que este estudo tivesse início. O foco foi compreender a situação tida como problemática pela Divisão de Registro Hospitalar da instituição e, por meio de observações e avaliações sistêmicas, identificar oportunidades de melhoria. A metodologia utilizada foi a Soft Systems Methodology (SSM), reconhecida mundialmente no âmbito da gestão em serviços de saúde pública, principalmente em estudos realizados pelo National Health Service (NHS), o serviço de saúde pública do Reino Unido. A aplicação da SSM ampliou o entendimento sobre a gestão de prontuários no HUAC, bem como apresentou os principais obstáculos para que sejam atendidas as diretrizes nacionais brasileiras de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente. Além do aprendizado organizacional, este estudo propiciou a construção do Programa de Melhorias da Gestão de Prontuários (PMGP), que poderá ser aplicado pela administração do HUAC.
URI: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1820
Appears in Collections:SP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Seguranca_paciente_gestao_prontuarios.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open