Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1272
Title: A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social
Authors: Vieira Filho, Nilson Gomes
Nóbrega, Sheva Maia da
Issue Date: 2004
Citation: VIEIRA FILHO, N. G., NÓBREGA, S. M. da. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estudos de Psicologia, [s.l.], v. 9, 2004.
Abstract: O objetivo principal deste artigo é dar uma contribuição teórica psicossocial ao trabalho terapêutico em rede social, recomendado para os serviços comunitários, no contexto da reforma psiquiátrica brasileira. Considerase que a porta de entrada desses serviços no SUS (Sistema Unificado de Saúde) seria o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em saúde mental e o PSF (Programa de Saúde da Família) em saúde geral. O trabalho terapêutico em rede social, nessa primeira micro-organização territorial, funcionaria no interior de uma rede articulada e solidária de unidades sanitárias e inserido em políticas públicas de não abandono ao usuário. Estuda-se principalmente o processo de desconstrução das redes de instituições totais em saúde mental, no circuito hospitalocêntrico, e a construção de um novo sistema de saúde mental que funcione numa dinâmica institucional autopoiética. Essa situação facilitaria então as mediações dialógicas nas relações terapêuticas e entre os diversos atendimentos, com conexões intra e inter institucionais, como também contribuiria para a inserção social do usuário. Em conseqüência, a psicoterapia praticada no CAPS incluiria tanto a possibilidade de variações no enquadre, quanto às intervenções na rede pessoal significativa do usuário, quando necessárias. Conclui-se que estaria havendo, em muitos casos, decalagem entre a teorização proposta e a prática instituída no SUS. Recomenda-se que nas práticas técnico-profissionais e nas políticas públicas sejam tomadas medidas concretas que possam superar esta situação no sentido de melhor qualificar os atendimentos em saúde mental.
Description: Disponível originalmente em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2004000200020.
URI: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1272
Appears in Collections:Saúde Mental (SM) - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EP.S1413-294X2004000200020.pdf37.31 kBAdobe PDFView/Open