Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1260
Title: Processos educacionais em saúde e seus resultados: fatores a considerar
Authors: Medici, Henrique Ferreira
Issue Date: 2017
Citation: MEDICI, H. F. Processos educacionais em saúde e seus resultados: fatores a considerar. Porto Alegre: [s.n.], 2017. 32 p.
Abstract: Neste trabalho, movidos pela percepção de que muitos processos educacionais em saúde não tem produzido os resultados esperados, procuramos identificar os fatores que afetavam a obtenção destes resultados, no que diz respeito à mudança de práticas no cotidiano do trabalho em saúde. Para esta finalidade, realizamos uma roda de conversa com 10 atores, representantes de alguns setores da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde – Etsus, que apontaram sete fatores que, do seu ponto de vista, afetavam a obtenção dos resultados esperados. Contudo, ao refletir à luz de alguns autores, concluímos que a mudança das práticas de saúde, e consequentemente do cuidado, depende, não apenas de processos educacionais, por melhores que sejam, mas depende, principalmente, da valorização dos sujeitos que habitam os ambientes de trabalho em saúde, de forma a se construir espaços coletivos para análise, problematização e pactuação dos processos de trabalho.
URI: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1260
Appears in Collections:Alcool e outras drogas - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ufrgs_henrique_medici.pdf589.06 kBAdobe PDFView/Open