Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1158
Title: Genetograma: um instrumento de trabalho na compreensão sistêmica de vida
Authors: Zuse, Almerinda Silveira
Rossato, Verginia Medianeira Dallago
Backes, Vânia Marli Schubert
Issue Date: 2002
Citation: ZUSE, A. S.; ROSSATO, V. M. D.; BACKES, V. M. S. Genetograma: um instrumento de trabalho na compreensão sistêmica de vida. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 10, n. 3, p. 308-320, jun. 2002.
Abstract: O texto aborda uma experiência iniciada a partir da formação em terapia familiar sistêmica, a qual acrescentou à nossa prática profissional um moderno, eficaz e operacional instrumento de trabalho. Partindo do pressuposto de que um dos papéis dessa modalidade de tratamento é a reorganização do sistema, aproveitando-se as potencialidades inerentes a cada família, implantamos o serviço no Hospital Universitário de Santa Maria ¾ HUSM, confiantes em que, com o genetograma, seria possível incluir a família na recuperação das pessoas alcoolistas em tratamento nessa instituição. Concluímos, sugerindo aos profissionais da área da saúde, e áreas afins, que realizem o uso do genetograma e tenham a oportunidade de confirmar o que registramos no presente trabalho.
Description: Disponível originalmente em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n3/13341.pdf
URI: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1158
ISSN: 0104-1169
Appears in Collections:Álcool e outras drogas - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
RLE.S0104-11692002000300006.pdf182.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.