Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1157
Title: Andarilhos de estrada: estudo das motivações e da vivência das injunções características da errância
Authors: Peres, Rodrigo Sanches
Issue Date: 2001
Citation: PERES, R. S. Andarilhos de estrada: estudo das motivações e da vivência das injunções características da errância. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 6, n. 1, p. 67-75, jun. 2001.
Abstract: A presença de andarilhos de estrada é cada vez mais notável nos acostamentos das rodovias brasileiras. O presente trabalho teve como objetivo investigar os eventos que levaram esses indivíduos a abandonar os referenciais da vida em sociedade e analisar a forma como são vivenciadas as injunções características desse modo de existência. Foram tomados como sujeitos quinze andarilhos de estrada albergados em uma instituição assistencial da cidade de São Carlos (SP) e realizadas entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas, transcritas na íntegra e submetidas a uma análise de conteúdo. Os diversos fatores apontados como motivadores do nomadismo foram categorizados em dois planos: psicológico e socioeconômico. A vida no “trecho” é permeada por um sentimento constante de incerteza e insegurança, decorrente da precariedade e do isolamento característicos dessa condição.
Description: Disponível originalmente em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v6n1/v6n1a09.pdf
URI: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1157
ISSN: 1413-8271
Appears in Collections:Álcool e outras drogas - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
PUSF.S1413-82712001000100009.pdf162.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.