Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1156
Title: Barreiras na relação clínico-paciente em dependentes de substâncias psicoativas procurando tratamento
Authors: Fontanella, Bruno José Barcellos
Turato, Egberto Ribeiro
Issue Date: 2002
Citation: FONTANELLA, B. J. B.; TURATO, E. R. Barreiras na relação clínico-paciente em dependentes de substâncias psicoativas procurando tratamento. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 439-447, ago. 2002.
Abstract: INTRODUÇÃO: Conhecer as barreiras para a procura de tratamento por dependentes de substâncias psicoativas tem óbvias implicações clínicas e na saúde pública. Assim, objetivou-se construir hipóteses sobre variáveis psicológicas e sociofamiliares configuráveis como barreiras subjetivas para procura mais precoce por tratamento formal. MÉTODOS: Foi realizada pesquisa qualitativa exploratória sobre amostra intencional (fechada por saturação e variedade de tipos) de 13 dependentes de substâncias psicoativas que procuraram tratamento. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com questões abertas, e o material transcrito foi submetido à análise qualitativa de conteúdo. RESULTADOS: As principais barreiras situadas na relação clínico-paciente caracterizaram-se pelo medo, por parte dos usuários, em relação a clínicos e instituições (percebidos como possuindo características "sádicas") e pela percepção, pelos mesmos, de um "distanciamento" clínico-paciente. CONCLUSÕES: Deve ser considerada, pelos clínicos, a possibilidade de ocorrência dessas barreiras para procura de tratamento por pacientes ou potenciais pacientes, e o sistema público de saúde deve considerá-las na elaboração de seu marketing institucional. Tópicos como "medo de ser maltratado" e "os clínicos não saberiam tratar" deveriam constar nos questionários estruturados dos estudos quantitativos que investigam a freqüência das diferentes barreiras para procura de tratamento por dependentes.
Description: Disponível originalmente em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v36n4/11762.pdf
URI: https://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/1156
ISSN: 0034-8910
Appears in Collections:Álcool e outras drogas - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
RSP.S0034-89102002000400009.pdf126.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.