Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/749
Title: Itinerários terapêuticos de sujeitos com problemáticas decorrentes do uso prejudicial de álcool
Authors: Marques, Ana Lucia Marinho
Mangia, Elisabete Ferreira
Issue Date: 2013
Citation: MARQUES, A. L. M.; MANGIA, E. F. Itinerários terapêuticos de sujeitos com problemáticas decorrentes do uso prejudicial de álcool. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v.17, n.45, p.433-444, 2013.
Abstract: Este estudo visou conhecer itinerários terapêuticos de sujeitos com problemáticas decorrentes do uso prejudicial de álcool em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas - CAPSad. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou a perspectiva etnometodológica e empregou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação participante e diário de campo. Os itinerários terapêuticos se configuram a partir da experiência construída, que dota de significados as vivências relacionadas ao uso de álcool e a necessidade de ajuda. Destaca-se a importância das redes sociorrelacionais, no contexto das quais são compartilhados sentidos, significados e suporte. O percurso da pesquisa mostrou a importância de se conhecerem os saberes e práticas dos sujeitos na proposição de práticas de cuidado comprometidas com produção de saúde e de vida.
Description: Disponível originalmente em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832013000200015&script=sci_abstract&tlng=pt
URI: http://repositorio.observatoriodocuidado.org/handle/handle/749
ISSN: 1414-3283
Appears in Collections:Álcool e outras drogas - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File SizeFormat 
icse.S1414-32832013000200015.pdf79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.